25 de janeiro de 2024

EMARP avança para criação de Zonas de Medição de Controlo

A EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão lançou uma empreitada para a criação de Zonas de Medição de Controlo (ZMC). O objetivo é controlar de forma ativa e precisa as perdas de água, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e consequente sustentabilidade.

O município de Portimão tem apostado na redução de perdas de água, registando, atualmente, 13,1% de perdas reais da água entrada no sistema. As ZMC constituem-se, neste âmbito, uma aposta fundamental para continuar a melhorar os resultados, bem como para preservar um recurso natural essencial cada vez mais escasso, particularmente, na região do Algarve.

As ZMC vão ser integradas no já existente sistema de georreferenciamento, sendo equipadas com dispositivos de medição avançados, como medidores de caudal, sensores de pressão e tecnologia de monitorização em tempo real, estrategicamente posicionados para cobrir pontos-chave do concelho, permitindo um controlo permanente e maior rapidez na deteção e resolução de variações anómalas.

Os dados recolhidos nas ZMC vão ser analisados regularmente por técnicos com formação especializada, de forma a identificar padrões e tendências, permitindo avaliar o desempenho do sistema, destacar melhorias e fornecer informações úteis para otimizar as respostas às ocorrências e eventos críticos.

Poderá também interessar-lhe

22 de fevereiro de 2024

XIV Jornadas de Engenharia do Grupo AdP entre 28 e 29 de fevereiro

XIV Jornadas de Engenharia do Grupo AdP entre 28 e 29 de fevereiro
19 de fevereiro de 2024

EMARP lança campanha “Março Azul”

EMARP lança campanha “Março Azul”
15 de fevereiro de 2024

APRH com Academia da Água

APRH com Academia da Água