28 de maio de 2024

APDA na Assembleia Geral da EurEau

A Assembleia Geral da EurEau (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água) teve lugar entre os dias 23 e 24 do corrente mês, em Belgrado, capital da Sérvia. A APDA esteve representada por Rui Marreiros, respetivo Vice-Presidente.


Em debate esteve a Estratégia EurEau 2030 na medida em que a visão para o período 2021-2030 prevê um processo de revisão durante este ano de 2024, decorrente dos novos desenvolvimentos e do impacto das eleições europeias, que se realizam já entre os próximos dias 6 e 9 de junho.

Aprovadas as Contas de 2023, com a maioria dos membros representados na Assembleia, procedeu-se à análise do Relatório de Atividades para o mesmo período, tendo o Secretariado da EurEau efetuado, neste âmbito, uma atualização dos tópicos gerais da União Europeia, realizações dos últimos seis meses, ações-chave e prioridades atuais.

Igualmente abordada foi a temática dos PFAS (substâncias perfluoroalquiladas), sobre a qual os membros representados partilharam as respetivas prioridades nacionais, considerando a Estratégia da EurEau sobre o tema para o período 2024-2027, tendo também sido apresentadas propostas para ações concretas e prioritárias.


De referir que os membros representados na EurEau são responsáveis pelo abastecimento de água a mais de 500 milhões de pessoas, com um volume de 44,7 mil milhões de m³ de água potável distribuída anualmente.

A EurEau desempenha um papel crucial na gestão da água na Europa, defendendo os interesses dos respetivos membros junto das instituições europeias e outros stakeholders. Para além de influenciar o molde de políticas e regulamentações que afetam a gestão da água, trabalha para harmonizar as políticas de gestão da água em toda a Europa, promovendo, em simultâneo, padrões elevados de qualidade da água e práticas sustentáveis de gestão de recursos hídricos. Entre as diversas ações que impulsiona, está o alinhamento estratégico de respostas a desafios comuns, como, por exemplo, a escassez de água, alterações climáticas e contaminação por substâncias emergentes.

A APDA integra a EurEau desde que se constitui, em 1988.

Poderá também interessar-lhe

04 de julho de 2024

CEQA - Desafios da qualidade da água para consumo humano

CEQA - Desafios da qualidade da água para consumo humano
28 de junho de 2024

Importância de balanços do setor na gestão de ativos em destaque

Importância de balanços do setor na gestão de ativos em destaque
26 de junho de 2024

Europa, economia e a regulação, um caminho rumo à água segura

Europa, economia e a regulação, um caminho rumo à água segura