A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA realizou, na quinta-feira, 23 de maio, mais uma edição do PURA, encontro que realiza anualmente e desta vez subordinado ao tema “A inteligência na comunicação”. Marcado pela presença de um painel de oradores de renome e um público entusiasta, composto por profissionais e estudantes das áreas da água, ambiente e comunicação, o evento teve lugar no auditório da Pousada de
Juventude de Braga, tendo contado com o apoio da AGERE.
Com a tecnologia a transformar de forma inquestionável os métodos de comunicação, o PURA 2024 destacou-se ao explorar os avanços e desafios relacionados com a inteligência artificial (IA) na comunicação empresarial, tendo abordado as seguintes vertentes:
- Automação de Processos: a eficiência e precisão proporcionadas pela IA na automação de tarefas repetitivas e a sua importância na redução de erros e no aumento da produtividade;
- Personalização de Mensagens e Interações: como a IA permite adaptar comunicações de acordo com as preferências e comportamentos dos clientes, criando experiências mais relevantes e personalizadas;
- Aperfeiçoamento da Eficiência: as novas ferramentas de IA que otimizam processos de comunicação, facilitando uma gestão mais eficaz do tempo e dos recursos.
Além destas temáticas, o evento aprofundou discussões sobre o papel das emoções na comunicação digital, a proteção dos direitos individuais e a inclusão digital, elementos essenciais para assegurar uma comunicação ética e o mais abrangente possível.
Entre as partilhas de perspetivas e experiências sobre a aplicação da IA na comunicação, destacam-se as seguintes:
- Fábio Silva, Docente em Branding e Inteligência Artificial no Marketing e Comunicação no IPAM Porto e Comunicador de Ciência, que elucidou sobre as tendências futuras e os impactos esperados na comunicação empresarial;
- Rui Lourenço, Creative Director na MindTree, que abordou a ética digital, as questões de privacidade e proteção de dados, bem como as mais-valias da IA nas atividades do dia-a-dia de qualquer comunicador;
- Teresa Juncal Pires, Diretora e Fundadora da Essência do Ambiente, que se centrou numa abordagem essencial ao papel do ser humano e à gestão das emoções, nesta relação cada vez mais próxima com a IA;
- Rui Passo, Vice-Presidente, Head of Innovation&Technology no Sport Lisboa e Benfica, que avaliou a importância da inclusão digital e das suas estratégias para promover um acesso equitativo às tecnologias na promoção da marca.
De assinalar, igualmente, os inputs de outros especialistas em representação de entidades como a AGERE, por Marta Vieira, a INDAQUA, por Nuno Laranjo, os SMAS de Sintra, por Maria Helena Cardoso, a EMAS de Beja, por Miguel Barriga, a Águas e Energia do Porto, por Eduardo Pamplona, a EPAL, por Margarida Filipe, a Câmara Municipal de Braga, por Altino Bessa, a ASPEA, por Joaquim Ramos Pinto, a APA, por José Pimenta Machado, o Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, por Juliana Rodrigues, a Universidade do Minho, por Teresa Ruão, e a Quercus, por Paula Nunes da Silva.
Também o contributo dos moderadores, bem como a presença e a participação ativa do público devem ser enaltecidos, uma vez que, para além de enriqueceram o debate, reforçaram a consciência da importância da comunicação inteligente para um ambiente empresarial mais ético, eficiente e inclusivo.
A reter do PURA 2024, fica o testemunho da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA:
“
Nos tempos atuais e no futuro próximo, a inteligência artificial está destinada a desempenhar um papel cada vez mais preponderante em todas as esferas da comunicação. A velocidade dos avanços tecnológicos exige uma atenção constante para não perdermos o "comboio" da inovação. A compreensão e a implementação eficaz da IA são, por isso, essenciais para garantir competitividade e relevância num mercado em constante evolução”.