06 de junho de 2024

Membros da APDA assinalam Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente celebrou-se esta quarta-feira, 5 de junho, sob o mote “Restauração dos solos, desertificação e resistência à seca”. Eis as iniciativas realizadas por alguns dos membros da APDA, de forma a assinalarem a efeméride.

A Águas do Algarve inaugurou a ETAR de Lagos, cuja reabilitação envolveu um investimento de cerca 17 milhões de euros e um financiamento pelo POSEUR no montante aproximado de 10 milhões de euros. A Reabilitação da ETAR de Lagos apresentou-se como uma necessidade de elevada importância na melhoria da qualidade de vida de todas as populações envolvidas, quer residentes, quer turistas, bem como do ambiente na sua globalidade. A infraestrutura apresenta agora uma capacidade de atendimento de 138 mil hab. eq. Na cerimónia estiveram diversas personalidades, entre as quais Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia. 
 

A Águas de Santo André recebeu cerca de 80 crianças para participarem num conjunto de atividades relacionadas com a consciencialização para a importância da água e da preservação do ambiente, dando, assim, continuidade à estratégia de educação ambiental da empresa. No Centro Operacional de Santo André foi explicado às crianças todo o processo de tratamento e armazenamento da água, desde a sua captação até à distribuição doméstica, tendo-se seguido mais atividades com a equipa do controlo de qualidade, que preparou algumas experiências relacionadas com as características da água, onde as crianças puderam observar como a água se comporta em diferentes situações, explorando propriedades como densidade, pH e solubilidade. No término da iniciativa, as crianças formaram equipas para montar um puzzle de grandes dimensões, onde estava representado o ciclo natural da água.

Já a Águas do Tejo Atlântico dinamizou diversas iniciativas, entre as quais a visita da ERSAR à Fábrica de Água de Alcântara e um conjunto de oficinas pedagógicas, workshops e jogos didáticos junto da comunidade escolar, nos municípios de Odivelas, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, que integram o Sistema Multimunicipal de Saneamento da Grande Lisboa e Oeste. A  empresa participou, ainda, na conferência “Estamos a Construir Cidades Sustentáveis?”, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e a Associação ZERO.

Poderá também interessar-lhe

12 de junho de 2024

Pedro Laginha – Qualidades da Água

Pedro Laginha – Qualidades da Água
07 de junho de 2024

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente
07 de junho de 2024

Seminário Nacional de Abastecimento de Água

Seminário Nacional de Abastecimento de Água