O último mês de junho em Portugal Continental registou uma temperatura normal, apesar de grandes discrepâncias, tendo sido também muito chuvoso. Porém, no final do mês, destaca-se o surgimento da classe de seca severa no Sotavento Algarvio, junto à fronteira. Os dados são do Relatório de Monitorização Agrometeorológica e Hidrológica relativo a 30 de junho de 2024 e agora publicado.
De acordo com o documento, o mês classificou-se como normal em relação à temperatura registada nos períodos homólogos entre 1981 e 2010. No entanto, registou períodos com valores de temperatura do ar muito inferiores ao valor médio mensal e com valores de temperatura máxima muito acima do valor médio mensal.
Relativamente à precipitação, o mês foi caracterizado por condições de instabilidade, em especial nos dias com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e de granizo e acompanhada de trovoada. Junho registou um valor total de precipitação mensal superior ao valor médio entre 1981-2010.
À data do relatório a distribuição percentual por classes do índice PDSI* em Portugal Continental era a seguinte: 1.4% na classe de chuva severa, 2.3% na classe de chuva moderada, 19.9% na classe de chuva fraca, 33.9% na classe normal, 22.0% na classe de seca fraca, 20.3% na classe de seca moderada e 0.2% na classe seca severa.
Já no que diz respeito aos armazenamentos por bacia hidrográfica, os valores em 30 de junho de 2024 apresentam-se superiores às médias de armazenamento de referência para o mês de junho (1990/91 a 2022/23), com exceção das bacias hidrográficas do Lima, do Mira, do Arade e das Ribeiras do Algarve (Barlavento e Sotavento), onde a situação continua crítica e aquém das disponibilidades desejadas.
De sublinhar que o total acumulado de precipitação neste ano hidrológico, até à data deste relatório, continua superior ao valor médio do período 1981-2010 e ao que se verificava em 2023.
O Relatório de Monitorização Agrometeorológica e Hidrológica é realizado mensalmente pelo Grupo de Trabalho de assessoria técnica à Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, visando reunir a informação suficiente para avaliação das disponibilidades hídricas em Portugal Continental.
Aceda ao relatório
aqui.
*
Índice PDSI (Palmer Drought Severity Index) - avalia a quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo, permitindo detetar a ocorrência de períodos de seca, classificando-os em termos de intensidade: fraca, moderada, severa e extrema.