A nova Diretiva das Águas Residuais Urbanas (DARU) é manifestamente ambiciosa, acarretando impactos significativos para as Entidades Gestoras. É no sentido de esclarecer as mesmas, que a Comissão Especializada de Águas Residuais da APDA está a preparar o encontro “Nova Diretiva das Águas Residuais Urbanas – Os desafios para a minha Entidade Gestora”. Tem lugar no dia 29 de novembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
Ao estabelecer diretrizes claras e rigorosas para o tratamento adequado das águas residuais em todos os Estados Membros, a nova DARU, que após aprovação pelas instituições europeias ainda será objeto de transposição para o direito nacional, é um marco importante na busca por um futuro sustentável e saudável para os recursos hídricos.
Este encontro propõe-se então a identificar e a debater as novas exigências que a transposição da DARU vai trazer a cada Entidade Gestora, incluindo os aspetos relacionados com a análise custo-benefício das medidas exigíveis, a estratégia para a respetiva implementação e a expectativa relativamente à proteção e à melhoria da qualidade das massas de água.
Conscientes de que ainda não existem respostas a todas as perguntas, acredita-se que um encontro desta natureza vai ajudar as Entidades Gestoras a antecipar problemas e a estarem mais bem preparadas aquando da implementação da nova diretiva.
Participe!
Programa Inscrições
Apoio: