A Câmara Municipal de Vieira do Minho e a INDAQUA desenvolveram uma parceria no sentido de reduzir para metade os desperdícios de água nas redes de abastecimento da região, gerando poupanças de quase 700 mil euros anuais. O objetivo foi traçado pela autarquia no âmbito de um projeto de eficiência hídrica que está já a ser implementado.
A deteção e reparação de fugas nas redes de abastecimento é uma das principais medidas do projeto. Para tal, vão ser colocados diversos equipamentos na rede de distribuição de água, para recolha de informação, cujos dados vão ser analisados através de ferramentas de inteligência artificial que permitem identificar alterações no abastecimento, despoletando a atuação de equipas no terreno para a rápida reparação das fugas ou outros constrangimentos.
Entre as ações a implementar está ainda a avaliação de necessidade de reabilitação de condutas e outras infraestruturas, bem como a redução de pressão de água em zonas críticas, de forma a diminuir o número de roturas e os gastos associados à respetiva reparação. A nível comercial, preveem-se medidas que tornem mais eficiente a medição e faturação de consumos, como a identificação e eliminação de ligações ilícitas à rede pública e a avaliação da necessidade de renovação do parque de contadores.
O projeto desenvolvido com a INDAQUA prevê um investimento de 812 mil euros por parte da autarquia, ficando mais de metade da remuneração à empresa dependente do real cumprimento dos objetivos definidos contratualmente para a redução de perdas.
A rede de abastecimento de água de Vieira do Minho abastece 4832 alojamentos, estando a segurança da qualidade da água avaliada em mais de 98%.