O projeto WENexus completou um ano em setembro último, estando, atualmente, a apoiar seis entidades gestoras: Águas do Algarve, Águas do Ribatejo, Indaqua Matosinhos, Inframoura, Be Water e Infraquinta, para as quais se encontra a desenvolver 28 projetos piloto.
Cofinanciado pela União Europeia, através do programa LIFE, o projeto tem como objetivo chegar a 20 entidades e a um investimento total de 34 milhões de euros em soluções de eficiência energética e de produção de energia renovável.
Através do WENexus, cujo consórcio é formado pela S317 Consulting, ENGIDRO Engineering Solutions e GA_P - Gómez-Acebo & Pombo, disponibiliza-se consultoria gratuita às entidades gestoras de água e de saneamento no desenvolvimento e implementação de soluções para o aumento da eficiência energética.
Recorde-se que a APDA integra a Community of Practice (CoP) do projeto, que é constituída por um grupo de entidades relevantes para os setores da Água e Energia em Portugal (AEPSA, Águas do Algarve (Grupo AdP), BCSD Portugal, LIS-Water, LNEC e PPA).
Para mais informações sobre o projeto, clique
aqui.