A nossa Associação

A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas foi fundada em 1988, através de escritura notarial, no dia 13 de janeiro, no Palácio da Pena, em Sintra.

Com um percurso notável até aos dias de hoje, a Associação encontra-se em permanente capacitação, visando o desenvolvimento do setor e a boa governança da água, em prol de um recurso vital à Humanidade. Para tal, pauta por uma atividade rica em intervenções, contribuições e sugestões, bem como iniciativas e eventos que realiza e dinamiza. O Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG) é disso exemplo. Realizado de dois em dois anos, o evento ganha expressão a cada edição concretizada, sendo já considerado o maior do setor a nível nacional.

Brochura

Consulte a nossa brochura institucional

Missão

A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas representa e defende os interesses das entidades nacionais responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, assim como de todos os interessados, desde que intervenientes nestes domínios.

Nesse âmbito, centra-se no tratamento, investigação e desenvolvimento de temas como a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, e também a drenagem, tratamento e destino final das águas residuais. Mas não fica por aqui. A partir das diversas Comissões Especializadas que possui, a Associação trabalha áreas igualmente cruciais para o setor, designadamente: ativos, recursos humanos, clientes, indicadores de gestão, legislação e economia, sistemas de distribuição, sistemas de informação, inovação, comunicação e educação ambiental, alterações climáticas, economia circular e uma mais técnica relativa à medição do escoamento de água em condutas fechadas. De sublinhar a importância também conferida aos mais jovens do setor através da atividade do JOPA - Núcleo de Jovens Profissionais da Água.

Sem fins lucrativos, a Associação participa também no estudo, preparação e debate público de diplomas legislativos e normativos relevantes para o setor, elevando-a também a uma organização especializada para profissionais de diversas formações.

Missão

Objetivos

Promover o conhecimento, estudo e discussão dos problemas relativos aos sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no que diz respeito à gestão, planeamento, desenvolvimento, administração, ciência, tecnologia, investigação, formação e ensino.

Fomentar a cooperação de entidades singulares e coletivas interessadas em aprofundar conhecimentos técnicos, económicos, financeiros, jurídicos e administrativos, assim como, a criação de meios adequados à resolução dos problemas que o setor enfrenta.

Apoiar e partilhar ações promovidas pelas entidades gestoras que contribuam para o desenvolvimento neste domínio.

Colaborar com organismos e associações internacionais congéneres para promover a participação de Portugal em projetos no estrangeiro, bem como incentivar a vinda de órgãos internacionais ao nosso país.

Estando posicionada a nível nacional e internacional, é intuito da APDA melhorar a sua capacidade para continuar a acompanhar e responder, de forma exemplar, aos desafios com que o setor da água se depara hoje, a médio e a longo prazo. São eles: o impacto das alterações climáticas na qualidade e quantidade de água, a escassez de recursos, a ocorrência de fenómenos extremos, a evolução demográfica, a incerteza do comportamento da economia com seus impactos sociais, o desenvolvimento tecnológico, bem como a evolução dos valores sociais e culturais dos cidadãos e consumidores.