O SENAG 2026 decorreu em Guimarães, Capital Verde Europeia 2026, reunindo aproximadamente 270 participantes e 46 oradores em dois dias de debate, 7 Mesas-Redondas e a cerimónia de atribuição dos Selos da Qualidade Exemplar da Água da ERSAR.
Entidades gestoras, municípios, regulador, academia e empresas reuniram-se, nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, Capital Verde Europeia 2026, para refletir em conjunto sobre o futuro das águas residuais.
Sob o mote “REimaginar a Água Urbana”, ao longo dos dois dias, o seminário contou com 85 entidades representadas, 46 oradores, sete Mesas-Redondas, 13 patrocinadores e apoiantes e 21 expositores.
“Uma cidade sustentável também se constrói debaixo dos nossos pés.” Foi com esta ideia que Ricardo Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, abriu os trabalhos do SENAG 2026, sublinhando que a distinção de Capital Verde Europeia deve traduzir-se em benefícios concretos para a comunidade. João Manuel Esteves, Secretário de Estado do Ambiente, sintetizou os desafios do setor em 3 ações, “antecipar, planear, investir”, destacando a importância da redução das perdas de água e o papel da digitalização e da inteligência artificial. Daniel Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da VIMÁGUA, salientou a importância da antecipação e da prevenção, através do investimento na inspeção e monitorização das redes. José Martins Soares, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, realçou os progressos alcançados na qualidade ambiental dos rios e das zonas costeiras, defendendo a continuidade do investimento nas infraestruturas e na valorização dos profissionais do setor.
_20261021102920.png)
Este ano, o SENAG dedicou-se ao saneamento, numa reflexão sobre a transformação que o setor atravessa e sobre as respostas aos desafios climáticos, tecnológicos, ambientais, energéticos, regulatórios e financeiros. O programa organizou-se em torno de 7 grandes temas, apresentados em formato de Mesas-Redondas:
- REsponder ao Imprevisível – Gestão de crises perante eventos climáticos extremos
- REpensar a Drenagem Urbana – Infraestruturas preparadas para um novo clima
- REdes que Antecipam – IA, dados e operação resiliente nas águas residuais
- REcuperar. REutilizar. Regenerar – Transformar águas residuais em recursos
- REduzir para Neutralizar – Energia e carbono no caminho para entidades gestoras Net Zero
- REnovar o Compromisso – Da Diretiva de 1991 às exigências do próximo ciclo
- REpensar o Investimento – Quem paga a transição hídrica?
Os debates evidenciaram o potencial das águas residuais enquanto fonte de recursos, energia e valor, através da recuperação, reutilização e regeneração. A adaptação das infraestruturas a fenómenos climáticos extremos, a aplicação da inteligência artificial à gestão das redes, a eficiência, através da redução do consumo energético e das emissões de carbono e o financiamento da transição hídrica estiveram igualmente em análise.
O enquadramento regulatório mereceu também atenção, nomeadamente a nova Diretiva de Águas Residuais Urbanas e os desafios associados à sua implementação, prevista a partir de 2027.
O programa integrou igualmente a Cerimónia da ERSAR relativa à atribuição dos “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, categoria “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”.
A posição de Keynote Speaker coube a Jorge Sequeira, Professor Universitário, que encerrou a sua intervenção com “O Homem do Leme”, dos Xutos & Pontapés. A referência à vontade que nasce do fundo de cada um, deixou uma mensagem de confiança na capacidade de transformação, e que toda a mudança começa na vontade de a concretizar, e é essa vontade que dá o impulso para avançar.
Em paralelo com o programa, os 21 expositores apresentaram equipamentos, serviços e tecnologias dirigidos ao setor da água, proporcionando um espaço de encontro, partilha de conhecimento e contacto entre os diferentes intervenientes.
A realização do SENAG 2026 em Guimarães, Capital Verde Europeia 2026, reforçou a ligação do seminário aos desafios da sustentabilidade e da transição ambiental, no âmbito da programação de Guimarães 26.
A APDA agradece a todas as entidades que contribuíram para a realização do SENAG 2026.
Como patrocinadores institucionais, o Grupo Águas de Portugal, a Aquapor, a Saint-Gobain PAM Portugal e a VIMÁGUA. Como Parceiro Tecnológico, a NAVIA. Como apoiantes, a Águas do Norte, a Águas do Vale do Tejo, a Be Water, a Fucoli-Somepal, a HUOT, a MC-Bauchemie, a Tecnilab AV Portugal e a Veolia. A Ambiente Magazine foi o Media Partner. O Município de Guimarães foi o anfitrião do evento.