A Be Water está a implementar, em parceria com a Quadrante, uma solução de Digital Twin na ETAR de Campo, em Valongo, permitindo otimizar a eficiência e a sustentabilidade da infraestrutura.
A solução aplicada combina dados em tempo real de sensores, modelos BIM e análises avançadas para transformar a gestão e operação de infraestruturas de tratamento de águas residuais. Em concreto, possibilita:
- A monitorização de KPI em tempo real, garantindo maior controlo operacional.
- A otimização de recursos, como energia e químicos, reduzindo custos operacionais.
- A visualização de modelos 3D BIM integrados com documentação técnica, melhorando a gestão e manutenção das infraestruturas.
A ETAR de Campo, concebida em 1996, para servir a população das freguesias de Valongo, Campo e Sobrado do concelho de Valongo e as freguesias da Gandra, Rebordosa, Lordelo, Duas Igrejas, Astromil e Vilela do concelho de Paredes é a principal unidade de tratamento de águas residuais na bacia do rio Ferreira. A instalação, com o apoio do POSEUR, foi alvo de obras de ampliação e remodelação, visando aumentar a respetiva capacidade hidráulica, de carga mássica e de minimização dos odores, concluídas em junho de 2021.